quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

SISTEMA ESTADUAL DE BIBLIOTECAS ESCOLARES

 "O gosto de contar é idêntico ao de escrever - e os primeiros narradores são os antepassados anônimos de todos os escritores. O gosto de ouvir é como o gosto de ler. Assim, as bibliotecas, antes de serem estas infinitas estantes, com as vozes presas dentro dos livros, foram vivas e humanas, rumorosas, com gestos, canções, danças entremeadas às narrativas."
(Problemas da Literatura Infantil, 1979 - Cecília Meireles)

APRESENTAÇÃO
Ler tornou-se um ato tão importante e necessário quanto respirar. Respirar palavras, sonhos, imaginação, instigar o pensamento a libertar-se do âmbito real e concreto e transpor-se ao mundo da ficção, da subjetividade e da magia, ato inerente não só ao grande autor, mas também ao grande leitor.
Para participar efetivamente da transformação de vidas e culturas é imprescindível conhecer o mundo da leitura. Ler é conhecer, é ter possibilidade de viajar no tempo e no espaço pelas trilhas das palavras transpostas e entrelaçadas no caleidoscópio da criação.
Que as nossas bibliotecas sejam passaportes para esse mundo. Que suas paredes, tijolos e estantes saltem do campo frio e indiferente e sirvam de portais de imaginação, criatividade e crescimento cultural dos sujeitos.

O QUE É O SIEBE?
O SISTEMA ESTADUAL DE BIBLIOTECAS ESCOLARES - SIEBE, ligado diretamente à Secretaria Adjunta de Ensino - SAEN, está voltado para a defesa de uma política para as bibliotecas da Rede Pública Estadual, que visa contribuir para o fomento da leitura e construção da cidadania, por meio de ações inclusivas que possibilitem a ampliação do conhecimento e o fortalecimento de cada sujeito, enquanto fomentador de cultura e de saberes, assegurando deste modo, o compromisso assumido pela Secretaria de Educação.
Portaria de criação Nº 015/2005 - de 14 de semtembro de  2005.

OBJETIVO GERAL
Incentivar o estímulo da leitura como passo fundamental e determinante para a liberdade e exercício da cidadania.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
-Orientar quanto a conservação, preservação e uso do acervo e à importância da utilização da biblioteca nas atividades curriculares e extracurriculares, assim como incentivar a leitura;
-Difundir a biblioteca enquanto espaço cultural, com possibilidade para a prática da leitura e pesquisa, por meio do planejamento e prorrogação anual da escola;
-Fomentar as atividades de leitura com diversos autores e temas, buscando maior conhecimento de diferentes culturas.

CORPO TÉCNICO
Atualmente o corpo técnico do SIEBE está composto pelos seguintes profissionais:
*21 Técnicos de Biblioteconomia na capital (USES);
*08 Técnicos de Biblioteconomia nas URES de: Santa Izabel (01), Abaetetuba (02), Capanema (02), Bragança (02) e Maracanã (01);
*02 Técnicos em Educação (02);
*04 Professores;
* 06 Apoio Administrativo Operacional.

FUNÇÃO ADMINISTRATIVA DO SIEBE
-Planejar, supervisionar e coordenar as bibliotecas da Rede de Ensino do Estado;
-Orientar as atividades de pesquisa e estudos;
-Tratar tecnicamente o acervo das bibliotecas;
-Diagnosticar as condições das bibliotecas escolares da rede;
-Orientar os profissionais lotados nestes espaços quanto a utilização e serviços.

INFRA-ESTRUTURA ATUAL DO SIEBE
*Bibliotecas Escolares implantadas na Rede de Ensino Estadual- 524 aproximadamente;
*Bibliotecas escolares funcionando na Rede de Ensino Estadual - 212;
*Profissionais lotados nas Bibliotecas da Rede de Ensino Estadual - 346.

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